O CeDInCI HÁ 20 ANOS (1998-2018)

POR UMA NOVA SEDE

logo20-chico

 

 

Centro de Documentação e Pesquisa da Cultura das Esquerdas (CeDInCI) está fazendo 20 anos. Inaugurado em abril de 1998, é atualmente a instituição mais importante da América Latina dedicada a história das esquerdas, dos movimentos sociais e das manifestações artístico-culturais do continente.

No dia de hoje, reuni mais de 160.000 livros e folhetos, 10.000 coleções de revistas e periódicos, por volta de 2.200 cartazes políticos, mais de 20.000 panfletos e 170 fundos de arquivo e coleções particulares. Seu público leitor compõe-se de pesquisadores argentinos e estrangeiros; estudantes; cineastas; militantes políticos e sociais; ativistas feministas, de direitos humanos e da diversidade social; e, também, de simples curiosos.

Seu portal de publicações, AMERICALee, oferece acesso online livre e gratuito a mais de uma centena de revistas políticas e culturais latino-americanas; enquanto que seu portal de imagens, IMAGOTECA, supera as 4000 fotografias e imagens históricas.

Na reunião desse valioso acervo documental, depositaram sua confiança mais de 1000 doadores particulares e quase 500 doadores institucionais.

Em 1999, o CeDInCI foi declarado “espaço de interesse da Cidade Autónoma de Buenos Aires”, inaugurando quatro anos depois sua atual sede em um imóvel cedido pela Legislatura da Cidade. Em 2009, o Conicet reconheceu o CeDInCI como sede para desenvolver projetos de pesquisa. Um ano mais tarde, o CeDInCI celebrou um acordo de reciprocidade com a Universidade Nacional de San Martín, podendo ampliar sua equipe profissional.

Em outubro de 2015, a “Coleção da Imprensa Operária do Cone Sul. 1863-1973” do CeDInCI foi declarada “Patrimônio Documental da América Latina e do Caribe” pelo Programa do Mundo da Unesco.

Em 2016, dois dos seus projetos – um destinado ao desenvolvido do Portal AméricaLee e outro relativo ao Fundo do arquivo de Córdova Iturburu – foram declarados “de interesse cultural” pela Cidade de Buenos Aires.

Finalmente, este ano ele será reconhecido com o Prêmio Konex por sua carreira.

Os renovados e constantes reconhecimentos de doadores, usuários e instituições contrastam, sem dúvida, com uma crítica situação do edifício. Hoje, o CeDInCI resguarda seu volumoso patrimônio – estimado em 4500 metros lineares de documentação – em duas sedes localizadas no bairro portenho de Flores, abarrocaras de publicações em estantes que cobrem todas suas paredes, desde o piso até o teto, em todos e em cada um dos seus apertados 310 metros quadrados.

Há muitos anos, o CeDInCI não deixa de solicitar as autoridades públicas de nosso país – aos Ministério da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Educação da Nação e da Cidade de Buenos Aires – uma nova sede para salvaguardar esse acervo único e desenvolver adequadamente suas múltiplas atividades acadêmicas e culturais.

Uma nova sede é, em definitivo, uma imperiosa necessidade desse espaço que nos últimos 20 anos soube abrigar, restaurar e oferecer a consulta de todos, a história largamente conectada e ricamente documentada da cultura e das classes subalternas. Ajude-nos a consegui-la assinando aqui